Desemprego aumenta em portel.
Mais de dois mil trabalhadores dos municípios de Breves e Portel, na região do Marajó, já perderam o emprego porque não podem trabalhar sem a liberação dos projetos de manejo emitida pelo governo do Estado. A informação é do tucano Cezar Colares, preocupado que casos semelhantes possam causar mais desemprego, favorecendo a tensão e os conflito na região. De acordo com o deputado, a situação já provocou a queda de mais de 40% das vendas no comércio.
Empoucas linhas
Todos os planos para a Operação Arco de Fogo, do governo federal, que ocupará as principais áreas de conflito com os madeireiros, já estão prontos para a execução.
Ao todo, 157 candidatos concorrem este ano às bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística oferecidas pelo Instituto de Artes do Pará (IAP), mais que o dobro dos inscritos em 2007. As inscrições se encerraram no último dia 25 e a organização do concurso ainda espera a chegada de mais projetos pelos correios. Ao todo são 17 bolsas, de 15 mil reais cada, contemplando propostas de pesquisa voltadas para teatro, música, dança e artes visuais.
Como nas últimas edições do concurso, a área de artes visuais foi a que recebeu o maior número de inscritos - ao todo 91 candidatos. Nas artes cênicas, são 24 projetos para teatro, 25 para música e 17 para dança. A participação do interior também foi mais significativa este ano, aumentando em 37% em relação ao ano passado. Para Jaime Bibas, presidente do IAP, o aumento da participação do interior se deve principalmente à Conferência Estadual de Cultura, realizada no ano passado.
Os projetos inscritos serão analisados e na quinta-feira haverá a divulgação dos trabalhos selecionados. Já no dia 12 haverá o lançamento de três novos editais: ‘Prêmio IAP de Edições Literárias’ - substituindo o antigo ‘Prêmio IAP de Literatura’ - ‘Mestres da Arte Popular’ e ‘Mestres de saberes tradicionais para transmissão de conhecimentos’, estes dois voltados às regiões de integração do Araguaia, Xingu, Tapajós, Baixo Amazonas, Carajás e Marajó.
0 comentários:
Postar um comentário